
Caminhos de Buda
TEMPLOS EM CAMPINAS
O budismo chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses. No ano de 1908, depois de 50 dias a bordo do navio Kassato Maru, desembarcaram no porto de Santos os primeiros imigrantes vindos do Japão. Chegaram para trabalhar na zona cafeeira do estado de São Paulo, em substituição ao trabalho escravo e com a finalidade de, um dia, retornarem mais ricos para a terra natal. Com os passar dos anos, os novos moradores foram criando raízes, deixando sua marca junto à cultura brasileira e se espalhando por várias cidades do país e, principalmente, do estado de São Paulo. Campinas é uma dessas cidades.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Censo de 2010 identificou 3.010 moradores da cidade como praticantes do budismo. Estes se dividem entre os diversos centros e templos budistas existentes em Campinas. São eles:
Rua Dez de Setembro, 130 – Centro
Contato: azccampinas@gmail.com
Centro Cultural da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI)
Rua Espanha, 437 - Bonfim
Contato: (19) 3242-9477
Honmon Butsuryu-Shu do Brasil – Rentokuji
Rua Martin Luther King Jr., 360 - Jd. Eulina
Contato: (19) 3242-2202
Templo Honpa Hongwanji de Campinas
Rua Dário Pompeu de Camargo, 1.251 - Jd. Novo Campos Elíseos
Contato: (19) 3227-2710
No início do semestre, quando começamos a pesquisar sobre o budismo na cidade de Campinas, descobrimos que existem muitas vertentes e muitos centros e templos por aqui. Assim, para conseguir abordar uma boa parte dessas instituições, optamos por visitar os que consideramos principais. São eles: Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara, Centro de Estdos Budistas Bodisatva e Templo Nambei Higashi Honganji.
A ESCOLHA DOS CENTROS E TEMPLOS
Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)

Este centro de estudos segue o budismo tibetano, da escola mahayana que tem a característica de ser mais adaptada para o Ocidente e assim, para a cultura brasileira. Essa escola tem muito forte o aspecto da compaixão, como um caminho que, ao se avançar um pouco, o ser humano quer ajudar outro a também avançar.
O local oferece meditações silenciosas, aulas de Yoga, meditação para não-budistas e meditações com estudos de textos do Lama Padma Samten, o guia espiritural do centro. Em Campinas, o centro conta com alguns facilitadores, como o Denilson Lacerda, mas o CEEB possui ainda unidades distribuídas em diversas cidades do Brasil, como São Carlos (SP), Niterói (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
Há ainda outra opção dentro do CEEB que são as aldeias onde famílias vivem seguindo os princípios do budismo tibetano e convivendo em harmonia.
Nesses lugares, há uma cozinha especializada em uma culinária vegetariana e é focada em retiros de estudo e retiros silenciosos.
Endereço
Local: Av. Santa Genebra, 172 (fundos) – Jd. Sta. Genebra.
Contato:
Paulo: 19 99522-4949
Denìlson: 19 98301-5700
Centro Budista Kadampa Avalokiteshvara

Esse é um centro budista de tradição Kadampa, uma das vertentes do budismo. Essa tradição faz parte da escola mahayana, fundada pelo mestre Atisha, um indiano que levou seus ensinamentos ao Tibete. É uma vertente mais moderna do budismo tibetano, com diversas adaptações para a cultura ocidental. Essas pequenas mudanças são explicáveis já que a essência do ensinamento é mantida.
Gen Kelsang Geden e Kelsang Dadrag são monges residentes desse centro e contam com a ajuda de voluntários para a organização do local, assistência durantes as aulas e para a arrumação e limpeza da casa.
O centro oferece aulas de introdução ao budismo; estudos aprofundados; práticas de meditações cantadas (preces); meditação para crianças e ainda algumas palestras sobre o tema.
Endereço
Rua Camargo Pimentel, 620 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-340
Telefone:
(19) 3241-2916
Templo Budista Nambei Higashi Honganji de Campinas

O Templo Nambei Honganji estuda e pratica ensinamentos budistas da Escola Jodo Shinshu, uma vertente budista de origem japonesa que, sobretudo, busca o sentido do nascimento e a alegria de viver.
O templo foi idealizado em 1954, com a ajuda de várias famílias de imigrantes japoneses, vindos para o Brasil cerca de trinta anos antes. Mas foi só na década de 1970 que o Templo ganhou esse título, com uma autorização do papa do Budismo Shin, o Reverendo Koyo Otani, de Kyoto, no Japão.
Atualmente o templo recebe os familiares dos imigrantes japoneses, os brasileiros, os budistas os não budistas para estudo do Dharma deixado pelos guia espirituais e, principalmente, por Buda Shakyamuni.
Endereço
Rua Otaviano Alves de Lima, 60, no Jardim Chapadão, em Campinas.
Telefones
(19) 3242.4688 ou (19) 9356.6412.